Pular para o conteúdo
Início » Aumentar o CPM: Mágica ou Estratégia?

Aumentar o CPM: Mágica ou Estratégia?

CPM é o resultado e não uma métrica de avaliação!

Não é incomum publishers buscarem incansavelmente meios de melhorar o valor do CPM do seu inventário, muito mais assíduo ainda a troca de network como quase um desespero para alcançar qualquer nível de melhorias, e com isso, indo atrás de promessas não fundáveis, sem estratégia ou aplicação de estratégias para o mesmo.

A resposta para melhorar o CPM começa a ser discernida basicamente quando entendemos que o CPM não é uma métrica de análise, e sim um resultado de várias métricas, sejam históricas, atuais e projetadas; Com isso surge uma outra pergunta, quais métricas devemos avaliar para entender o resultado do nosso CPM? E ainda, qual estratégia utilizar para alcançar uma melhorias considerável do CPM?

Pra respondermos essas perguntas, primeiramente vamos fazer um exercício imaginação – Imagine você, que sai de casa (ponto A) para um determinado destino (ponto B), temos uma linha a percorrer: origem → destino. Para chegar a este destino você tem que andar em uma estrada, obviamente que o tempo para chegada, o conforto da viagem e segurança não depende de forma alguma do destino, e sim de dois parâmetros, o veículo e a estrada. O veículo com bom estado de conservação, tudo em dia nos itens de segurança, um veículo satisfatoriamente potente, oferece sem dúvida segurança e conforto para os viajantes, outro fator extremamente importante é a estrada, uma estrada conservada, moderna, vias sinalizadas, duplicadas, é a garantia de uma boa chegada no destino; Acredito que a esta altura da leitura, você já interpretou os significados não é? Nessa metáfora, o veículo é o seu site que promove o inventário de publicidade, que OBRIGATORIAMENTE tem que ser intuitivo, rápido, moderno, conter todos itens de segurança, e ser abastecido de um bom combustível (seu conteúdo); e o que é a estrada se não as métricas que darão uma boa chegada ao seu destino? (CPM).

Todos nos odiamos uma estrada ruins, má sinalizada, sem visibilidade ou que promova uma velocidade inconstante e sem fluidez. Nenhum destino vale a pena se os parâmetros para chegar até lá forem desgovernados.

Quer um bom CPM? Otimize seu site! Estrutura que gere fluidez na navegação, boa experiência para usuários e excelente conteúdo, ira gerar boas métricas do seu inventário.

Quais métricas devo analisar para começar pavimentar minha estrada com um bom destino? Podemos citar três métricas básicas:

  1. View Ability→ Visibilidade de anúncios impressos, um anúncio só é considerado visualizado se ele for visto na tela de exposição do usuário por pelo menos 1 (um) segundo e pelo menos 50% (cinquenta) do bloco exposto na tela. Consideramos o mínimo de 60% de View Ability como boa métrica para aplicação de estratégias, com ideal de 70%.

Essa métrica depende de duas ações básicas, um site otimizado e posicionamento estratégico dos blocos de anúncios.

  1. CTR → Cliques em anúncios. o CTR depende de dois fatores, qualidade do tráfego e um bom View Ability. Uma boa métrica do CTR é de 3 a 5%.
  1. Constância de Tráfego → Assim como uma boa estrada oferece constância de velocidade, um bom CPM precisa de constância de tráfego; oscilações excessivas de tráfego, pode gerar parâmetros fora do leilão online dos anunciantes no Ad Exchange.

Quando essas três métricas estão dentro do parâmetro aceitável na rede de leilão de inventário on-line, e uma boa análise com especialistas de uma boa network, a suposta “mágica” → estratégica começa ser possível, pois além do aumento natural do CPM com essas implementações e resultados, podemos aplicar REGRA DE PRECIFICAÇÃO do seu inventário, analisando N fatores, estipulamos um preço mínimo de CPM em determinados blocos de anúncios, onde milhares de anunciantes estão com parâmetros de compras e dispostos a pagar preços acima da média de mercado por um bom “veículo” que trafega em uma “excelente estrada”.

Com disposição, implementação de performance e otimizações, já temos vários cases de sucesso de clientes que alcançaram de 100% a 150% de aumento do CPM.

Boa viagem.

Equipe Comercial

Customer Success – OTZ ads.

Deixe seus dados, para receber nossas
atualizações de produtos e serviços.